Tom Zé | Bate-Papo

07 de Janeiro de 2013

Na universidade, com a orientação teórica de Koellreuter, Tom Zé incorporou à sua música conceitos modernistas. Uniu elementos de música erudita e de vanguarda ao folclore e às canções de trabalho de sua cidade e do povo de sua região. Em seus arranjos e orquestrações, acrescentou liquidificadores, rádios, máquinas de escrever, enceradeiras, gravadores, teclados e garrafas. Recentemente, lançou o CD "Tropicália Lixo Lógico", elaboração musical e poética do movimento tropicalista. Para o Instrumental Sesc Brasil, Tom Zé apresenta show inédito. Nele, o músico se volta aos ritmos e melodias de suas composições, retomando criações que figuram no CD Parabelo, elaborado para o Grupo Corpo e também no disco Danç-Êh-Sá -- Danças dos herdeiros do sacrifício.

Perguntas

  1. - Fale um pouco sobre o processo de composição dos arranjos ao gravar os discos?
  2. - A criação está acontecendo o tempo inteiro durante o processo de criação, eu acompanhei isso durante o "Estudando a Bossa", e isso para os músicos que acompanham deve ser um grande desafio?
  3. - Por que você tirou da sua música "Tropicálea Jacta Est" o trecho que dizia: "aquela dita ditadura, medo Brasil, medo vu que te pariu"?
  4. - E sobre a criação das letras, também é um processo coletivo?
  5. - Você (Cristina) tocou aqui uma peça bem difícil que é uma parceria do Tom Zé com Zé Miguel Wisnik. Como é fazer parte dessa banda e tocar com esses músicos e especialmente fazer esse som que o Tom Zé propõe?
  6. - Felipe, a sua vez, como é tocar nessa banda?
  7. - Rogério, foi a primeira vez que você tocou bateria sem tocar bateria?
  8. - Você não tem vontade de fazer música para criança?
  9. - O que você acha, sente, ou pensa, quando vê tanta gente jovem na plateia?
  10. - Por que "Tropicália Lixo Lógico"?
  11. - Ao falar parece que você busca a palavra perfeita, mesmo aqui numa conversa informal, no processo de construção musical é assim também?
  12. - Como é compor para a dança, é muito diferente?
Voltar ao topo

Programação SescTV

18 de Abril

  • 04:30Passagem de som - Marcela Nunes
  • 05:00Instrumental Sesc Brasil - Marcela Nunes
  • 09:30Passagem de som - PianOrquestra
  • 10:00Instrumental Sesc Brasil - PianOrquestra
  • 13:30Instrumental Sesc Brasil - Ricardo Valverde
programação completa