Hermeto Pascoal | Bate-Papo

03 de Janeiro de 2011

Criado em Lagoa da Canoa, Alagoas, o pequeno Hermeto fazia um pífano com um cano de mamona de "gerimum" e ficava tocando para os passarinhos. De sete para oito anos resolveu experimentar o 8 baixos de seu pai e não parou mais. Em 1958, mudou-se para o Rio e, em 61, para São Paulo. Criou o Quarteto Novo ao lado de Heraldo do Monte, Théo de Barros e Airto Moreira. O grupo inovou com sua sonoridade refinada. Lançou mais de 20 discos, tornando-se uma das maiores referências da música brasileira.

Perguntas

  1. O Hermeto hoje à tarde me disse durante a entrevista, que ele deixa uma partitura para vocês, mas que é, absolutamente, cheia de espaços. E como é exatamente essa partitura? Quem é que podia dizer isso para a gente? Itiberê?
  2. Qual a experiência de ter tocado com Miles Davis e se você recebeu seus direitos autorais?
  3. Hoje à tarde eu estava conversando com a Aline, que está nesse duo aqui com o Hermeto já tem oito anos, que entre todos os músicos que vem aqui, raríssimos são aqueles que não têm Hermeto como referência, como mestre, como um professor de música. E a Aline me contou como foi para ela ter essa experiência. Eu queria que você repetisse isso para mim, e que cada um de vocês falasse um pouco do que é ter Hermeto Pascoal não só como referência, mas como parceiro aqui dentro, nesse palco.
  4. André, fala um pouquinho de como é tocando com o Hermeto e como foi importante pra você na sua formação, na sua experiência.
  5. Márcio Bahia, como é a sua experiência de tocar com o Hermeto?
  6. E Fabio, como é pra você fazer parte desta formação?
  7. Vinícius é o mais novo aqui no grupo do Hermeto, não é?
  8. Ele quer saber se, quando você destruiu o piano, foi no Festival de Montreux ou no Anhembi. Onde foi?
  9. Sobre a educação musical para crianças. Eu queria saber o que você acha, o que seria a educação musical para crianças, bacana, para se ter por aqui?
Voltar ao topo

Programação SescTV

28 de Março

  • 04:30Passagem de Som - Amaro Freitas
  • 05:00Instrumental Sesc Brasil - Amaro Freitas
  • 09:30Passagem de Som - Carlos Malta e Pife Muderno
  • 10:00Instrumental Sesc Brasil - Carlos Malta e Pife Muderno
  • 13:30Instrumental Sesc Brasil - Rakta
programação completa