Guilherme Dias Gomes | Entrevista

25 de Abril de 2011

Com um pé no sambajazz e outro no jazz norte-americano, o trompetista carioca lança seu quinto álbum solo, Autoral, composto exclusivamente por temas de sua autoria e com participações de Pete O'Neill (saxofone tenor), Aldivas Ayres (trombone), Rafael Vernet (piano), José Santa Roza (baixo acústico) e Rafael Barata (bateria). Fã dos trios de bossa nova, Guilherme embarcou para os Estados Unidos em 1978, onde se aprofundou nas origens do jazz estudando na tradicional Berklee College of Music.

Perguntas

  1. Agora, dentro do jazz o que você mais gosta? Do BeBop, do Hard Bop?
  2. Qual é sua escola? No Brasil tem muito músico que toca de ouvido, que vem do choro e tudo... Agora, um jazzista vai mais fundo nessa coisa da teoria, da educação formal. Como é sua história nesse sentido?
  3. Na música popular brasileira, você também teve sua passagem, ou tem ainda. Você toca com um monte de gente?
  4. Bom, voltando ao jazz, eu vi também que você curtiu os trios de bossa nova na adolescência. Que trios eram esses?
  5. E samba jazz, Guilherme? Vamos falar um pouco mais disso. É um gênero praticamente inventado no Brasil. O que é samba jazz para você?
  6. E quando tem uma composição sua que é um samba jazz, que molho que vai nessa história? Tem alguma no repertório de hoje, por exemplo?
  7. Vamos falar desse seu quinteto. Como você formou e como você chamou esse time para tocar com você? Há quanto tempo vocês tocam juntos?
  8. Bom, falando um pouco mais do seu trompete, você vai tocar dois hoje? Você trouxe dois instrumentos?
  9. O que te encanta no trompete tradicional, o que você gosta nele? Quando você ouviu Miles Davis pela primeira vez por exemplo, o que te pegou no som que ele faz?
  10. De todos esses temas que você vai apresentar hoje pra gente, tem algum que seja ainda até hoje um desafio para você? Um que você fala "esse aqui tem um truquezinho", uma dificuldade, uma coisa?
  11. Os arranjos para esse show são todos seus? Tem muito improviso?
Voltar ao topo

Programação SescTV

19 de Março

  • 03:30Instrumental Sesc Brasil - Federico Puppi
  • 09:30Passagem de Som - Makiko Yoneda
  • 10:00Instrumental Sesc Brasil - Makiko Yoneda
  • 21:00Passagem de Som - Vruumm
  • 21:30Instrumental Sesc Brasil - Vruumm
programação completa