Humberto Junqueira | Bate-Papo

28 de Junho de 2010

Vencedor do prêmio BDMG Instrumental, edição 2010, o violonista, natural de Belo Horizonte, é bacharel em música pela UEMG. Estudou durante cinco anos na Fundação de Educação Artística e foi aluno do programa de mestrado da Escola de música da UFMG na linha de pesquisa "Performance Musical". É membro fundador do Siricotico, grupo de música instrumental brasileira, e já acompanhou artistas como Monarco, Nelson Sargento, Walter Alfaiate e Luiz Carlos da Vila.

Perguntas

  1. Eu vou começar perguntando a respeito do bandolim, eu não sei se tem um nome técnico para isso, mas naquela hora em que você dobra, como se você estivesse fazendo um tremido na voz, uma melodia... Tem um nome pra isso?
  2. A gente estava falando hoje a tarde com o Humberto sobre o instrumento e da vocação do violão de sete cordas para este tipo de música, como o choro? Como é isso, Humberto?
  3. Como é a conversa entre vocês? Vocês ensaiam ou vai acontecendo naturalmente durante o encontro entre os músicos?
  4. Normalmente a gente vê na roda de choro, o percussionista tocar pandeiro, mas hoje a gente tem uma bateria montada aqui. Como é essa história?
  5. Eu queria terminar com duas perguntas, uma é sobre o Garoto, o Aníbal Augusto Sardinha, um dos mais incríveis compositores do Brasil. Porque Garoto no repertório dessa formação? E a outra é sobre o Francisco Mário, que é um compositor mineiro também muito interessante e raramente interpretado. Como nasceu o interesse de vocês pelo Francisco Mário?
Voltar ao topo

Programação SescTV

24 de Abril

  • 11:30Passagem de som - Choronas
  • 12:00Instrumental Sesc Brasil - Choronas
  • 16:30Passagem de som - Heloísa Fernandes Quarteto
  • 17:00Instrumental Sesc Brasil - Heloisa Fernandes Quarteto
  • 20:00Instrumental Sesc Brasil - Eramir Neto
programação completa