Toninho Ferragutti e Bebê Kramer | Entrevista

16 de Julho de 2012

Toninho Ferragutti é nascido no interior de São Paulo e vive na capital paulista. Bebê Kramer é do interior do Rio Grande do Sul e mora no Rio de Janeiro. Os dois foram convidados para se apresentar na mostra Reflexos, no início de 2011. Logo depois, receberam um convite para participar do projeto Sonora Brasil, percorrendo o sul e sudeste do país com um repertório de música contemporânea escrita para o acordeom. Assim nasceu o duo e, com ele, o CD "Como Manda o Figurino".

Perguntas

  1. A primeira pergunta é como se deu esse encontro? Como vocês resolveram montar esse duo?
  2. A sanfona aqui no Brasil tem nomes diferentes de acordo com as regiões onde ela está. Os instrumentos de vocês são similares? Como é isso?
  3. Vamos falar um pouco da formação de cada um. Toninho, você estava falando antes de começar a entrevista, nesse projeto sonoro, que é "acordeom de concerto". O que é um "acordeom de concerto"?
  4. A gente começa aqui com "Suíte Retratos -- Primeiro Movimento", que é uma homenagem do Radamés pro Pixinguinha. Como é esse arranjo de vocês?
  5. Como é pensar um arranjo para dois acordeões? Porque você acabou de falar essa coisa do bandolim, uma hora "faz" o bandolim...
  6. Vocês improvisam?
  7. Vamos falar dessa composição sua Bebê, "Caminante", a segunda música do repertório?
  8. Toninho, fala do "Forró Classudo"?
  9. E tem o Dominguinhos também no repertório, "Fuga para o Nordeste". Como é?
  10. Eu fico pensando aqui no desafio que é pra vocês fazer um show inteiro só com dois acordeões, que é um instrumento de muita personalidade. O bicho já é grande, é barulhento, é tudo superlativo né?
Voltar ao topo

Programação SescTV

31 de Março

  • 06:00Instrumental Sesc Brasil - Yaniel Matos Trio
  • 13:00Passagem de Som - Victor Prado
  • 13:30Instrumental Sesc Brasil - Victor Prado
  • 18:00Instrumental Sesc Brasil - Iroko Trio
programação completa